São Joaquim News: ITAPAJÉ E TEJUÇUOCA ENTRE OS MUNICÍPIOS CEARENSES COM CASO DE MICROCEFALIA

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

ITAPAJÉ E TEJUÇUOCA ENTRE OS MUNICÍPIOS CEARENSES COM CASO DE MICROCEFALIA

Divulgado nesta segunda-feira (30), o mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde revelou que, além dos nove registros de microcefalia já confirmados neste ano, o Ceará tem 25 casos suspeitos do agravo em investigação. Dentre as 14 unidades da federação com notificações da doença, o Estado ocupa a 8ª posição. 

Até o dia 28 de novembro, a quantidade de casos notificados em 2015 já supera, e muito, a contabilizada em anos anteriores. Entre 2010 e 2014, o Ceará somou 33 notificações. Conforme a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), que também lançou um novo boletim ontem, dos 25 casos notificados, 12 são de Fortaleza e quatro de Barbalha. Os municípios de Itapajé, Tejuçuoca, Banabuiú, Limoeiro do Norte, Morrinhos, Mauriti, Crato, Missão Velha e Horizonte tiveram uma notificação cada.

O que é Microcefalia?

Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é significativamente menor do que a de outros da mesma idade e sexo. Microcefalia normalmente é diagnosticada no começo da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento. Crianças com microcefalia tem problemas de desenvolvimento. Não há tratamentos para a microcefalia, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUES DA SEMANA